Trifer - Galvanização a fogo

GALVANIZAÇÃO X PINTURA LÍQUIDA.

Na escolha de qualquer revestimento, deve ser levada em conta sua vida útil, relacionada com o custo inicial e despesas de manutenção. No campo usual das aplicações, os produtos zincados por imersão a quente só encontram competição nos revestimentos orgânicos.

A comparação pode ser mais facilmente realizada se os custos forem calculados por unidade de superfície a ser protegida. Entretanto deve-se considerar que o custo de pintura é praticamente independente do tipo de estrutura, sendo função direta do tamanho da superfície a ser revestida; por outro lado, o custo da zincagem por imersão a quente depende da relação superfície / peso da estrutura, resultando em custos relativamente baixos para peças de secções pouco espessas e de componentes construídos com chapas, e em custos maiores que os da pintura, por exemplo, para o caso de secções mais espessas.

Os dados apresentados permitem concluir que geralmente o revestimento zincados por imersão a quente tem maior duração que os obtidos por pintura; portanto, apesar de poderem ter um custo de aplicação maior, podem ser mais vantajosos para aplicação em estruturas que exigem uma longa vida, sem necessidade de serviços de manutenção freqüentes.

Estudos comparativos dos custos entre ambos mostram que o custo de zincagem sobre a pintura considerada uma vida útil de 25 anos é de 2 a 3 vezes mais barato.

Entretanto, a aplicação de pintura sobre produtos zincados mostra outro aspecto, e, de fato econômico (Sistema Duplex).

Sua validade é nítida para atender a requisitos especiais de resistência à corrosão ou aparência, sabendo-se que uma boa pintura pode alongar a vida útil dos produtos zincados a mais que o dobro, quando expostos a atmosferas agressivas (C5 e C6), além de proporcionar posteriormente manutenções fáceis e baratas.